Feminismo, por Ayn Rand

Ayn Rand, autora e filósofa norte-americana, é reconhecida por defender a Filosofia Objetivista, que reúne conceitos de realidade, consciência e a busca pela felicidade. Em uma entrevista ao jornalista Phil Donahue, que aqui assume uma postura genérica para incitar o debate, Rand se posiciona sobre feminismo, afirmando a ascensão feminina através do empoderamento e assumindo que o vitimismo frente à sociedade é algo superável. Uma ideia ousada, que vale a pena ser levada em conta quando o assunto é a luta pela igualdade de gêneros e pode ser vista no vídeo abaixo:


O que Ayn propõe não tem como alvo o que se tem feito, mesmo que tal parecer esteja presente em sua argumentação. O foco reside em uma nova ideia a ser levada em conta. Passeatas em prol da figura feminina, por exemplo, ocorrem com certa assiduidade, mas a visualização da importância do papel da mulher já foi feito por todos, mesmo por aqueles que não considerem a existência de alguma diferenciação cultural no passado, perante o ofício masculino, como a própria Ayn pensa. O que há de mais eficaz, segundo a filósofa, na hora de demonstrar "força", é usar a educação e a postura feminina, igualando-se na seriedade e no trabalho duro a qualquer outra pessoa, seja homem ou não.

Mesmo que o vídeo discuta sobre o Feminismo, em uma análise mais profunda, ainda que superficial através desta postagem, Ayn também aborda sua principal ideologia o Objetivismo, já que a busca por igualdade, reconhecimento e justiça estão diretamente relacionados à felicidade. E sabendo-se que, consciente ou inconscientemente, todo ser humano é igualmente capaz de desenvolver tarefas nas mais variadas profissões e situações, o assunto mostra-se como um reforço da ideologia, como uma pequena dose do universo Objetivista da norte-americana, embora não tão explícito no vídeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...