Questão de opinião! - O que quer o feminismo?




Quando ouve a palavra feminista, que imagem vem à sua mente?

Uma mulher solteira, que odeia homens, masculinizada e mal-humorada?

Não se assuste! Essa ideia é mais comum do que você pode supor.

Há tempos uma identidade foi criada e imposta a qualquer mulher que """ousasse"""" (sim, cheio de aspas) lutar por seus direitos. Desde então, crescemos acreditando que, além de sermos inferiores a qualquer um do sexo masculino, também temos um "tipo" pré-definido se tentamos provar que temos os mesmos direitos na sociedade!

Aos olhos do Patriarcado, nenhuma mulher bonita, com relacionamento amoroso estável e hétero, incomoda-se com atitudes que as outras, já citadas acima, tendem a "reclamar". 

Antes que esse post encha-se de aspas e palavras desconexas, vamos direto ao assunto e deixar o restante para outras conversas. 

O que é o feminismo? Do que trata o feminismo? E, principalmente, o que quer o feminismo?

Eu poderia resumir todas essas questões em uma simples afirmativa: O feminismo quer o fim da desigualdade de gêneros.

Mas vou além... 

Sabemos que homem e mulheres jamais serão iguais. As diferenças biológicas são muitas, e ninguém aqui espera que tais diferenças deixem de existir. O que se espera - e espera-se rápido, pra ontem, mesmo sabendo que ainda temos muito chão pela frente - é que entendam que nenhuma diferença biológica pode ser determinante para definir que um gênero seja colocado em posição superior ao outro. Que opressão de um gênero sobre o outro existiu e existe, mas deve parar!

O feminismo quer muitas coisas, mas todas elas resumem-se em "liberdade". Liberdade para definirem o que fazer com seus corpos, suas vidas, seus rumos, suas decisões. Aquela mesma liberdade que os homens têm e as mulheres não sabem o que é!

O feminismo é uma ideologia. E, assim como qualquer ideologia, possui correntes filosóficas e políticas. Algumas você irá concordar, outras não. Mas é importante saber o que cada uma reproduz e buscar aquela na qual se identifica. 

Se você é mulher e almeja a igualdade de direitos para todos, parabéns, você é feminista! Agora senta aqui e acompanha os próximos posts para que, juntas, possamos conhecer outras coisinhas que, muitas vezes, a sociedade fecha nossos olhos para que a gente não consiga perceber!

beijos, e até lá!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...